Em Maio de 2008, na sua capacidade de accionista, a ENH, lançou uma Oferta Pública de Venda de acções representativas de 10% do Capital Social da CMH. Em Abril de 2009, estas acções foram admitidas a cotação na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM). Esta venda foi exclusivamente dirigida a pessoas nacionais singulares ou colectivas.
Os acordos de financiamento assinados com a AFD e o DBSA, em Maio de 2010, permitiam que a CMH pagasse dividendos não superiores a USD 2,5 milhões por ano, durante o período de disponibilidade dos Empréstimos da Expansão, que terminou em Março de 2012.
Neste momento a CMH pode pagar dividendos superiores a 50% do lucro líquido (de acordo com a política de dividendos aprovada pela Assembleia Geral). O total dos dividendos pagos até à data (Abril de 2016) totalizam um montante de USD 81.067.820, o que corresponde a 69 % dos dividendos declarados.
É de destacar que para o financiamento à CMH, foi usado o modelo de “Project Finance”, não tendo os seus accionistas sido obrigados a contribuir para o aumento do capital. Esta situação criou um endividamento da empresa, o que reduziu a capacidade de pagamento de dividendos, uma situação que viria a ser ultrapassada em 2012 com o fim do período de disponibilidade dos empréstimos da expansão.