A CMH foi constituída a 26 de Outubro de 2000. Na mesma data, o contrato de Produção de Petróleo (CPP) foi assinado entre o Governo de Moçambique e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) por um lado, a Sasol Petroleum Temane (SPT) e a CMH por outro.

Através deste contrato, o Estado e a ENH outorgaram à Sasol Petroleum Temane (SPT) e à Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH), o direito de conduzirem as operações petrolíferas nos campos de gás de Pande e Temane, tendo sido a SPT nomeada operadora do projecto de gás natural de Pande e Temane.

Em Novembro de 2002, o Governo aprovou o Plano de Desenvolvimento dos Campos de Pande e Temane, conferindo-se à SPT e à CMH o direito de desenvolvimento dos campos de gás e construção da Central de Processamento, em Temane.

Em 2002, a SPT e a CMH assinaram o Acordo de Operações Conjuntas (JOA) que estabelece os direitos e obrigações de cada uma das partes no consórcio.

O Contrato de Produção de Petróleo e o Acordo de Operações Conjuntas contemplavam o direito de participação da CMH de 30% nos campos de gás e a opção de aquisição de 30% de interesse participativo na Central de Processamento de Gás (CPF) localizada em Temane.

Em 2003, a CMH e o International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, celebraram um acordo de Farm-out ao abrigo do qual a CMH cedeu 5% do seu interesse participativo no Projecto de Gás Natural de Pande e Temane, com efeitos a partir de 1 de Abril de 2006.

A partir dessa data, os interesses participativos no empreendimento passaram a ser os seguintes: 70% para a SPT, 25% para a CMH e 5% para o IFC.

A CMH começou a exercer o seu direito de participação no Projecto de Gás Natural a partir de 1 de Abril de 2006, data em que se verificou o fecho financeiro do projecto, após a conclusão da contratação de financiamento junto de instituições financeiras de desenvolvimento, designadamente, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Banco Europeu de Investimentos (EIB) e o Banco de Desenvolvimento para a África Austral (DBSA).

O financiamento total arrecadado, no montante de USD 65 Milhões, permitiu à CMH exercer os seus direitos no empreendimento conjunto com a Sasol e IFC, isto é, participar nos custos que até aí estavam sendo incorridos pelo Operador e partilhar as receitas da produção comercial do gás natural.

Em Junho de 2008, a CMH tornou-se o veículo de participação dos Moçambicanos no projecto de gás natural de Pande e Temane, pela abertura do seu capital social a pessoas singulares e colectivas Moçambicanas, através da venda de 10% do capital social detido pela ENH. Assim sendo, a CMH adquiriu uma nova estrutura e o desafio de incorporar mais de 1300 accionistas moçambicanos. Em Abril de 2009, estas acções passaram a ser cotadas e transaccionadas na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).

Em Maio de 2012, o projecto de Expansão da capacidade instalada de 120 MGJ para 183 MGJ foi inaugurado em Temane. Assim, o Projecto encontra-se a operar nessa capacidade, que visa garantir a satisfação dos compromissos de venda de gás não só do mercado externo, como também do mercado moçambicano.

Desde a sua criação, a CMH teve um papel importante na promoção do potêncial geológico-mineiro de Moçambique.

Em várias conferências, expôs o seu trabalho que tem sido reconhecido ao nível nacional e internacionalmente.

Em 2008 e 2009, a CMH foi classificada no ranking da pesquisa das 100 Maiores Empresas de Moçambique (em volume de negócio), da KPMG, na 38ª e 22ª posição, respectivamente.

Em 2009 foi classificada a Melhor Empresa de 2008, com um crescimento do volume de negócios entre 2007 e 2008 na ordem de 144,52%, com uma taxa de rentabilidade de volume de negócios e rentabilidade do capital próprio de 40,5% e 38,9%, respectivamente, enquanto a variação do volume de negócios por trabalhador foi de 97,2%.

Em 2012, a CMH ocupou a 2ª posição no ranking da KPMG das 100 Maiores Empresas de Moçambique de 2011, com uma taxa de rentabilidade de volume de negócios de 42,2%.

Em 2014, recebeu o prestigioso prémio internacional “Best Enterprise” atribuído pelo “Socrates Committee” que distinguiu a CMH como sendo uma das melhores empresas na indústria de petróleo e gás pela sua excelente reputação empresarial, gestão eficaz e constante crescimento.

Em 2015, a CMH ocupou a 4ª posição no ranking da KPMG das 100 Maiores Empresas de Moçambique de 2014 com uma taxa de rentabilidade de volume de negócios e rentabilidade do capital próprio de 28,9% e 18,40%, respectivamente.

Chicago Med 2015,putlocker,Ghostbusters: Frozen Empire 2024,Criminal Minds 2005,X-Men '97 2024,Tarot 2024,X-Men '97 2024,Euphoria 2019,Friends 1994,The Simpsons 1989,BMF 2021,Star Trek: Discovery 2017,The Roast of Tom Brady 2024,Criminal Minds 2005,Justice League: Crisis on Infinite Earths - Part Two 2024,moviestowatch,watchseriesfree,Will Trent 2023flixerwatch movieswatch moviesflixravemovies free onlinemovies free onlinecine6watch movies online freeanitakuwatch movies free onlineflixhivefree watch movies onlinelookmovielookmoviefree animeflixhivefree movies streamingflixravewatch series online freeflixhivewatch movies online freeanitakuwatch animeflixraveflixhivefree movie onlineanixwatch free movies online freewatch movies free onlinetheflixertvwatch movies online freeflixravewatch tv showsflixravefree anime streamingcine6free watch movies onlineanixmovies free onlinetheflixertvfree online movies sitesflixflaremovies free onlinezorotowatch anime online